No dia de ontem saímos de Itabaiana do Campus Professor Alberto Carvalho localizado na cidade de Itabaiana, com destino a Capital sergipana Aracaju, na oportunidade estava presente a turma de pedagogia 2016.2, a nossa querida mestranda Arlene e o motorista Gerson, a professora doutora Simone Lucena já aguardava ansiosa por nossa chegada no primeiro lugar das nossas visitas o Oceanário um local bastante visitado por turistas, já que o mesmo fica situado na orla de atalaia, um dos cartões postais da capital sergipana. Lá pela manhã tive a oportunidade de conhecer uma das bases do projeto Tamar, que cuida e zela pela preservação de algumas espécies de tartarugas marinhas, peixes, crustáceos entre outros. Um lugar muito agradável e rico em conhecimento, pois na oportunidade me conscientizei ainda mais sobre a importância de não jogar lixo na natureza e ao redor das praias, pra não colocarmos em risco a vida desses e outros animais.
Na oportunidade vimos também o lago dos tubarões, confesso que nunca imaginei um dia chegar perto de algum, mas foi muito interessante a experiência e algumas curiosidades que ouvimos sobre o mesmo, como por exemplo os tubarões não se alimentam de carne humana, ele ataca o homem apenas para se defender, mas em muitos casos e a depender do local pode levar a vitima a morte.
A tarde tive a oportunidade de visitar pela segunda vez o museu da gente sergipana, um lugar encantador, onde encontramos um pouco mais sobre a cultura, a história do nosso povo e do nosso estado, algumas curiosidades, um pouco das feiras, das riquezas produzidas aqui, além de personagens marcantes que marcam a história de Sergipe até os dias de hoje. Sem dúvida um dia muito agradável e rico em conhecimento do qual sempre iremos lembrar com muito carinho, principalmente porque na oportunidade vimos a teoria relacionada com a prática, experiência essa que para muitos foi a primeira fora do ambiente das salas de aula da universidade.
Local mais engraçado do museu as gírias e ditados populares de várias cidades do estado de Sergipe, muito legal algumas palavras eu já sabia o significado, outras nunca tinha se quer ouvido falar, como por exemplo divera e boga, não lembro de ter as visto antes.
sim,foi um dia especial para todos que puderam está presente,tivemos a oportunidade de conhecer as gírias especificas do nosso Estado e muito bem lembrado por você,várias palavras que conhecemos com um significado e em outros lugares são totalmente diferentes.
ResponderExcluirSim verdade, cada cidade região tem o seu significado e alguns estados os significados das palavras são totalmente diferentes.
ExcluirSempre achei crucial esse olhar humanizador para com outras pessoas como também com animais e,com essa ótima visita ao oceanário e ao museu da gente sergipana houve essa conscientização de respeito à cultura do outro e à vida dos animais marinhos que, na minha opinião, diante de tantos temas atualmente debatidos e problematizados, estes estão sendo esquecidos. Muitas vezes exploramos o lugar do outro sem nos darmos conta das vidas que estão sendo invadidas e isso vale para todos nós para com qualquer outro ser vivo.
ResponderExcluirObrigada por seu comentário. Sim temos que pensar e agir sempre pensando nos outros e principalmente nos animais que muitas vezes não tem como se defender dos ataques da população, como é o caso da falta de consciência de muitos ao jogar lixo no ambiente, muitas vezes esse ato impensado pode custar a vida dos animais.
ExcluirRealmente as questões das palavras foram bem interessantes, aliás, tudo foi, mas alguns nos chamou mais atenção, como as palavras ditas em cada região, boga pra mim tinha um sentido totalmente diferente do que foi dito. Tudo foi maravilhoso, realmente tudo contribuiu para nossa formação.
ResponderExcluirVerdade e conhecer um pouco mais sobre a cultura de outras regiões é sempre bom, pois enriquece e muito nossa aprendizagem. Obrigada por seu comentário,
ExcluirDe fato bastante produtivo, deu até para entender o mundo dos tubarões, inofensivos e nos como seres humanos nunca procuramos ver o lado dessa especie tão criticada, o ser humano só esta apto apenas no que convém a eles. Que dia incrível!!
ResponderExcluirSim querida você tem toda razão, em sua grande maioria os seres humanos só enxergam aquilo que querem e os animais são muito afetados por tamanha falta de interesse e respeito da população para com os mesmos.
ExcluirRealmente foi um dia incrível!!
ResponderExcluirMas nada comparado à sensação de está tão perto de um tubarão. Senti muito medo, mesmo a guia explicando que esta espécie só ataca se sentir-se ameaçado.
Inesquecível mesmo tudo que vimos e ouvimos lá. Obrigada por seu comentário.
ExcluirRealmente foi maravilhoso termos a oportunidade de aprendermos ainda mais sobre nossa cultura, e de forma tão prazerosa!!! Gostei da sua postagem.
ResponderExcluirMuito obrigada.Também agradeço seu comentário.
Excluir